Roteiro da Alfarroba


Em Portugal a alfarrobeira, assume uma distribuição dispersa pelo país, porém é no Algarve que esta espécie marca pelo seu reconhecimento e valor patrimonial.
Os símbolos característicos do Algarve são determinados pela conjugação de uma diversidade de imagens, estórias, expressões, memórias, tradições. Estes elementos assumem o protagonismo da identidade paisagística e patrimonial da produção agrícola, que narram a história dos lugares e dos modos de vida.
Neste âmbito, o Roteiro da Alfarroba é uma estratégia e uma nova forma de valorizar, ver e conhecer os lugares na promoção pela identidade algarvia. O objetivo é fornecer uma rede de percursos, de modo a divulgar a alfarrobeira, os seus produtos, os valores culturais, sociais, patrimoniais e paisagisticos, assegurando um desenvolvimento regional sustentável.
A sequência do roteiro segue o processo e destino da alfarroba, através dos diversos Pontos de Interesse - Estações, considerando a produção, transformação e consumo. Assim, tornou-se imprescindível dividir o roteiro em três tamanhos distintos, Roteiro Grande, Médio e Pequeno. Referindo que o Roteiro Médio ainda se divide em dois percursos. Dá uma totalidade de quatro percursos ao dispor do viajante.